POÇA DA DONA BEIJA | Thermal Paradise | Furnas – São Miguel – Açores

Aquisição de bilhetes exclusivamente online

Logo Poça da Dona Beija
MENU
inhame furnas

Poça

A

 Thermal Paradise

A Poça da Dona Beija

Água naturalmente quente e rica em ferro, proveniente do Vulcão das Furnas.

Na Poça da Dona Beija consegue obter momentos de relaxamento puro. 

É um espaço que se apresenta como um lugar de revitalização e de restauração da harmonia entre o corpo, mente e Natureza.

Mapa interativo

Espaço místico de lazer e relaxamento, imerso em exuberante Natureza, de águas quentes termais oriundas de uma nascente férrea.

Navege no nosso mapa interativo e descubra o que pode encontrar quando nos visitar.

Arraste para a esquerda para navegar

Benefícios

Nas termas, a água termal é conhecida por apresentar diversos benefícios para a saúde, como aumentar a circulação sanguínea, reduzir o stress/dor e ajudar com problemas de pele. 


Água férrea Poça da Dona Beija - Paraíso termal nas Furnas

De referir que a água férrea pode também ser benéfica para alergias, anemia, assim como outras doenças.

História

Após ter passado despercebida durante muitos anos, a “Poça da Dona Beija” é hoje talvez a maior referência nesta área em todo o arquipélago dos Açores. Também conhecida como “Poça da Juventude”, “Água do Poço” ou “Poça do Paraíso”, a qualidade e emperatura da água férrea e cristalina não deixa nenhum visitante indiferente.

Utilize a barra para navegar

Arraste para a esquerda para navegar

1900's

O brotar das águas

Localizada na margem de um pequeno braço da Ribeira dos Lameiros que se forma a jusante, a água quente brotava para o solo, tendo-o enriquecido ao longo dos tempos e favorecendo a produção agrícola dos famosos “inhames de água quente das Furnas”, que marcam o cenário paisagístico do local.

1988

A descoberta da magia

Foi, segundo legado popular, um pároco local o primeiro utilizador frequente da poça que se encontrava na gruta da Lomba das Barracas. O aumento da fama e afluência à zona levou a uma primeira intervenção governamental em 1988, e após esta, o cenário natural da nascente da gruta passou a ser conhecido como Poça da Dona Beija, por alusão a uma telenovela brasileira que passara localmente.

2007

A intervenção

Um novo incremento não controlado do número de aquistas conduziu a uma série de preocupações ambientais. Assim, em 2005, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar menciona a necessidade urgente de um plano de intervenção. Em fevereiro de 2007, o acesso ao público foi vedado por razões maiores de segurança e saúde pública.

2010

Re-abertura

A abertura oficial pós-requalificação ocorreu a 29 de novembro de 2010, cuja gestão e manutenção foram atribuídas à entidade privada, através de concurso público.

2014

Honrar da Natureza

Entre 2014 e 2015 foi levada a cabo mais uma requalificação por parte da empresa que detém a sua concessão. A conservação do espaço natural que envolve a Poça da Dona Beija é uma das principais preocupações, assim como a garantia da limpeza e manutenção não só do espaço e da infraestrutura da Poça, como também da Natureza circundante.

2022

Segurança e inclusão

Mais recentemente, entre 2021 e 2022, foi realizada uma requalificação dos balneários e instalações sanitárias. Desta forma foi possível providenciar melhorias de condições focadas em segurança, higiene e qualidade, acrescentando instalações para mobilidade reduzida, que anteriormente não existiam no local.

Procura uma recordação dos Açores?

Visite a nossa loja online AMAZE Azores! Com artigos exclusivos, que não encontrará noutras lojas.

Ribeira

O contraste da água quente com a água fria (mistura de água termal com água da ribeira) proporciona um banho ameno. 

Por vezes, esta piscina pode estar indisponível.

Nascente

A gruta onde tudo começou…

A gruta da Lomba das Barracas é o berço de toda a magia da atual Poça da Dona Beija.

Serena

Piscina com duas entradas de água em cascata, que permitem desfrutar sentado de uma massagem termal. 

Mística

A cortina de água termal, existente nesta piscina, proporciona uma experiência de sauna ao ar livre. É possível desfrutar de uma massagem suave, apreciando o contraste sonoro entre o vento e o som do escorrer tranquilo das águas.

Convívio Thermae

Espaço amplo com diferentes profundidades e que conta com um banco imerso, que permite conviver serenamente a 39ºC. 

Zona privilegiada pela sua visão panorâmica sobre o cenário da Poça, que ganha outra misticidade, ao anoitecer, pelo enquadramento com a vegetação e iluminação.

Meditação

Esta zona termal, de maior profundidade, possui duas entradas de água em forma da cascata que permitem uma massagem mais revigorante, fruto da pressão da água quente. Esta área é rodeada por uma parede com formas ondulares que possibilitam momentos de relaxamento intenso e em total submersão.

Balneários
& cacifos

Loja AMAZE Azores

Leve uma recordação dos Açores para casa!

Na nossa loja (AMAZE Azores) encontrará um leque diversificado de artigos exclusivos e de fabrico próprio.

No espaço da loja, poderá ainda aceder aos serviços de conveniência que dispomos, como o aluguer de toalhas, o aluguer de cacifos, entre outros.

Receção

A sua experiência na Poça da Dona Beija inicia-se aqui, onde será bem recebido pelos nossos colaboradores.

Estacionamento

A Poça da Dona Beija dispõe de um pequeno parque de estacionamento gratuito, localizado próximo da sua entrada. Os clientes podem podem usufruir deste, mediante disponibilidade. 

Existe ainda, espaço de estacionamento disponível nas redondezas.